segunda-feira, 8 de agosto de 2016

ORGANIZANDO O GUARDA ROUPA



guarda-roupa
Já falei muitas vezes por aqui do quanto sou desorganizada, né? E é justamente por isso que sou tão neurótica por organização, porque senão a vida vira um caos!
Além de ser desorganizada, meu quarto é pequeno e sempre tive muita coisa, daí que pra fazer caber o que não cabe no guarda-roupa só lançando mão de dicas que realmente funcionem, e é sobre isso que vamos papear hoje!

1. A TRIAGEM INICIAL

Não dá pra ter um guarda-roupa organizado acumulando tralhas de todo tipo, e por tralha entende-se roupas que não cabem mais, roupas manchadas, que precisam de reparos e que não usamos.
Não importa se a roupa é incrível, se ela não fica bem em você, se não cabe, se você não usa, se ela não reflete mais a pessoa que você é, ela não é mais incrível pra você, simples assim! Portanto, livre-se de todas as tralhas e abra espaço para o novo!

2. ESQUEMATIZE O ESPAÇO

Abra as portas do armário e veja exatamente qual espaço você tem. Tem quanto de espaço pra cabide? Tem espaço pra vestidos e casacos longos? Pras calças? Quantas prateleiras? Quantas gavetas? Qual o tamanho delas?
Isso é essencial pra ter uma noção clara do seu espaço e poder se planejar corretamente.

3. SEPARE AS PEÇAS

Agora que você já tem noção do espaço, separe as roupas por categoria pra ter noção do espaço que você vai precisar pra colocar cada “categoria” de roupa. Separe calças, shorts, saias, camiseta, camisa, blusa, blusão, casacos, coletes, vestidos, roupa íntima, meias, roupa de academia, biquínis e assim por diante.
guarda-roupa
Ao separar as peças por categorias e agrupá-las, dá pra ter uma noção exata das peças que temos em maior quantidade e que  precisam de mais espaço, e também das que precisam de menos espaço.

4. PLANEJE A ORGANIZAÇÃO

Agora que você já tem noção do espaço e da quantidade de peças que tem, vamos planejar a organização. O que é isso? É planejar, dentro do espaço que você tem e de acordo com a quantidade de peças que tem, o que vai pro cabide, o que vai pras gavetas e o que vai para as prateleiras.
O que precisa ir pro cabide: casaco, jaqueta, blazer, camisas, vestidos longos, coletes e peças de tecidos mais fluídos.
O que deve ir pro cabide se você tiver espaço: calças (principalmente as sociais), saias, bermudas e vestidos (curtos e médios).
O que deve ir pras prateleiras: malhas, peças de lã e de tricô, camisetas, blusas,  peças de tecidos mais pesados, jeans (eu coloco em prateleiras, tudo em rolinhos), leggings e moletons.
O que deve ir pras gavetas: roupa íntima, biquíni (roupas de praia em geral), meias, tops (dá pra colocar em cestinhos nas prateleiras também), peças de frio (cachecóis, toucas, luvas etc) e roupas de dormir.
Algumas coisas eu mudo de posição a depender do espaço. Pijama, por exemplo, posso colocar em prateleiras se o tecido for mais grosso, assim como as peças de frio, que dá pra colocar em cestinhas e arrumar nas prateleiras.
guarda-roupa

5. PRIORIZE O QUE VOCÊ MAIS USA

Você esquematizou tudo e mesmo assim acha que não vai caber? Priorize o que você usa e deixe essas peças em fácil acesso, já que o não usa tanto coloque em cestinhas no maleiro ou mande colocar prateleiras ali, como eu fiz.

6. OS CABIDES

Cabides de veludo são mais caros, mas se você não tem espaço eles são a melhor opção, já que são mais fininhos, ocupam menos espaço e, com isso, dá pra colocar mais coisas.
Independente do tipo, use cabides da mesma cor e material pra deixar a coisa mais “uniforme”. Ah, e coloque tudo virado pro mesmo lado. Parece frescura, mas dá a sensação de mais organização, juro!

7. AGRUPE POR CORES

Outra coisa que parece frescura, mas não é: separe as peças por cor! Depois de fazer a separação por “categorias”, arrume as peças por cor, ou do escuro pro claro ou do claro pro escuro, porque isso facilita muito quando for procurar uma determinada peça e deixa o armário mais bonito, né?

8. NAS PRATELEIRAS

As peças que vão pras prateleiras devem ser dobradas de forma igual, então ordene por largura e comprimento pra que fique, após dobrado, tudo do mesmo tamanho, o que ajuda na unidade visual.
As miudezas, como tops, lenços, meias, cintos e coisas do tipo  podem ser acomodadas em cestinhas ou caixas que devem ficar nas prateleiras. Isso deixa a coisa mais organizada e mais dividida. Pra facilitar, coloque etiquetas especificando o que tem em cada uma.

9. INVISTA NOS ORGANIZADORES!

Os organizadores facilitam muito a vida e hoje existem opções de todo tipo, para peças diversas. Além das caixas e cestinhas, tem as colmeias, que são ótimas pra organizar peças íntimas, as divisórias pra gavetas, que ajudam a organizar peças íntimas, biquínis, meias, lenços, miudezas e cintos, os cabides pra cintos e lenços e muito mais, más já faço um post só sobre isso, tá?

10. ATENÇÃO AO MALEIRO!

Maleiro geralmente é um vão enorme, certo? Mande instalar prateleiras! Fiz isso e ajudou muito, porque em um coloquei as peças de cama, no outros as peças de banho e no outro as roupas que menos uso, e assim os  vãos difíceis de organizar transformaram-se em prateleiras ( “ganhei” 6 prateleiras fundas e largas), o que multiplicou o meu espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário