quarta-feira, 5 de junho de 2013

Rocambole de leite condensado cozido




Como eu gosto de sobremesas tradicionais... Esse rocambole é pra lá de antigo, receita do tempo da vovozinha!
Sem muitos segredos, tentei escrever aqui como cheguei à "perfeição" nesse bolo enrolado. O sabor é indescritível, super suave. O bolo bastante fofo e saboroso, sem muitas palavras...
Vou direto à receita:
Comecei levando ao fogo, numa panela de pressão, 1 lata de leite condensado coberta com agua, fechei e marquei 35 minutos após o início do apito. Depois desse tempo, desliguei a panela e deixei que esfriasse sozinha, pois há perigo de se queimar se abrir a lata ainda quente.
Enquanto esfriava, levei na batedeira 5 claras para bater em ponto de neve, bem dura. Então, sem desligá-la, fui jogando as gemas uma a uma, e depois 5 colheres de açúcar. Tudo aos poucos e sem que a batedeira parasse.
Formou-se um creme bastante fofo. Desliguei finalmente o barulho e, com um fouet, misturei levemente, de baixo para cima, a farinha de trigo. Aos poucos, são 5 colheres de farinha peneiradas por cima do creme. Peneirava uma colher, como chuvinha em pó, e mexia; mais uma colher e mexia; até chegar às 5 colheres. Bem explicadinho?
Essa receita não leva fermento. É o famoso pão-de-ló.
Se quiser, pode adicionar gotas de baunilha ao creme da batedeira.
Acomodei a massa numa assadeira untada e com o fundo forrado com papel manteiga. Levei assar em forno pré-aquecido 180C por uns 20-25 minutos, até que estava dourado.




Deixei preparado sobre a bancada um pano de prato polvilhado com açúcar. Assim que retirei o bolo do forno, joguei por cima desse pano, espalhei o leite condensado cozido (que já estava frio) e enrolei com a ajuda da toalha. Veja as fotos.



Para finalizar, aqueci um ferro na chama do fogão e marquei desenhos por cima do rocambole já morno.
Depois disso, ficou a parte mais difícil: comer!
Hum.........

Nenhum comentário:

Postar um comentário