domingo, 16 de dezembro de 2012

ORGANIZE SUA CASA PARA 2013 - (1º parte))

Conteúdo do http://vidaorganizada.com/organizacao


Destralhe e organize sua casa 


para 2013



organizaçao-da-casa_web
http://metropolionline.com.br

É normal todos(as) nós ficarmos com vontade de renovar a casa no final do ano. Veja algumas dicas para você destralhar e organizar a sua casa para 2013:

1. Não se desespere

Destralhar a casa é um exercício contínuo. Podemos fazer uma limpeza geral agora no final do ano e deixar o cenário muito melhor, mas a tralha não para de entrar na nossa casa. Sempre teremos embalagens vazias, revistas novas, correspondências, lembrancinhas e outro objetos que aparecem no decorrer do ano. Portanto, é importante ter em mente que você precisa ter “o olho voltado ao destralhamento”. Assim, todos os dias, você poderá pegar 5, 10 minutinhos do seu tempo e verificar o que pode ser doado, reciclado, pois não está sendo usado.
Veja também:

2. Para desapegar

Ok, mas você pode me dizer que precisará de determinado objeto algum dia. Há coisas e coisas. Eu, por exemplo, tenho uma barraca de camping que não uso há quatro anos, desde que engravidei, mas não vou doá-la porque é uma atividade que pretendo retomar quando meu filho for um pouco maior. Diferente disso é guardar, por exemplo, uma caixa cheia de retalhos há mais de dois anos porque espero conseguir fazer uma colcha daqui a algum tempo, mesmo não tendo máquina de costura. Precisamos ter perspectiva e ser bem realista na hora de selecionar o que vai e o que fica.
Veja também:

3. Você não precisa perder tempo com isso

Como eu comentei acima, destralhar é um processo que não precisa tomar mais de 15 minutos do seu dia. Mesmo que a sua casa esteja realmente cheia de tralhas, você pode fazer aos poucos. Sua casa não ficou cheia da noite para o dia, então não pense em esvaziá-la rapidamente também. Se você conseguir fazer isso, no entanto, bacana! Mas não é necessário. Não precisa perder um dia inteiro para fazer isso, se você não puder.


a) Por onde começar quando está tudo um caos?


Você conhece a situação: tudo está um caos, e você não tem ideia por onde começar a arrumar – muito menos ânimo. Eu já estive lá. Para falar a verdade, essas situações aparecem sempre na nossa vida, não só relacionadas à casa. Nos vemos perdidas(os) em meio a tanta bagunça e a única atitude que conseguimos tomar é se trancar no banheiro, fechar os olhos e respirar um pouco. Na pior das hipóteses: simplesmente fechar a porta do cômodo em questão e esquecer que ele existe até precisar procurar algo lá. Estou errada?

O que fazer primeiro, então?

Se existe um primeiro passo para acabar com o caos é se livrar da tralha. Não é possível organizar tralha. Então, se você não sabe por onde começar, pegue uma sacola de lixo e ande pela casa recolhendo tudo o que pode ser jogado fora. Faça isso hoje, mais um pouquinho amanhã, e por aí vai. Se todos os dias você fizer isso, muito em breve sua casa terá menos tralha e será mais fácil dominar a situação.

Foque no essencial

O que é essencial para qualquer ser humano? Alimentar-se bem, descansar, cuidar da higiene e ter roupas para vestir. Concordamos nisso? Então comece por essa parte.
Comida
- Lave a louça suja
- Jogue fora os alimentos vencidos que estão na cozinha, especialmente dentro da geladeira
- Verifique o que você tem na sua despensa e faça uma lista
- Planeje um menu para a semana inteira e faça uma lista de compras com base nos ingredientes que você não tem em casa
- Vá às compras
- Cozinhe todos os dias os pratos práticos e fáceis que planejou com antecedência
Descanso
- Escreva em um papel tudo o que você precisa fazer pela manhã quando acordar
- Veja, na lista que acabou de criar, o que pode ser feito na noite anterior
- Crie uma lista chamada “rotina noturna”, onde você escreverá as tarefas que precisa fazer antes de dormir
- Durma em um horário decente, descansando o número de horas suficiente
- Perca menos tempo pela manhã, pois já organizou muita coisa na noite anterior
- Faça uma atividade de cada vez, durante o dia, para não ficar sobrecarregada(o)
- Não coma comida pesada à noite, para facilitar a digestão
Higiene
- Quando escovar os dentes pela manhã, dê uma geral na pia do banheiro
- Quando tomar banho, dê uma geral no banheiro
- Quando sujar alguma coisa, lave
Roupas
- Separe todos os dias as roupas sujas dentro de um cesto
- Estabeleça uma rotina de lavagem de roupas de acordo com as necessidades da sua família
- Estabeleça um dia da semana para passar as roupas

Cuide da sua saúde

Se você não estiver com a saúde boa, não terá qualquer disposição para fazer nada em casa, no trabalho e em qualquer outro lugar. Toda vez que for comer alguma coisa, pergunte-se se esse é o melhor alimento que pode dar ao seu corpo no momento. Pare de tomar refrigerante. Consuma menos álcool. Durma mais cedo. Alongue-se no decorrer do dia. Tome mais sol. Pare de fumar. Pare de chegar em casa e se jogar no sofá, incentivando a fadiga. Quando ficamos em movimento, a preguiça desaparece.

Não queira fazer tudo de uma vez

Se você tiver pique para isso, ótimo! Senão, comece com uma sacola hoje, outra amanhã, outra depois. Sua casa não ficou cheia de tralhas da noite para o dia nem ficará vazia no mesmo período de tempo. Vá devagar, sem a necessidade de resolver o problema imediatamente. Foi essa atitude  que te levou à situação atual.
Quando tudo está um caos, bate aquele desânimo porque não sabemos por onde começar. Com as dicas acima, eu espero sinceramente que você consiga dar pelo menos o start. O resto você vai fazendo aos pouquinhos, seguindo outras dicas do blog.

continua..............................

Nenhum comentário:

Postar um comentário