segunda-feira, 6 de junho de 2011

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE





Mas afinal, o que é ser ecológico(a)?


Ser ecológico é viver dentro da lógica ECO. Eco vem do grego oikos e significa casa. Para ser ecológico, temos de viver dentro da lógica da nossa casa, o planeta Terra. O nosso planeta é como uma grande casa onde habitam milhares de organismos vivos que se relacionam entre si dentro deste mesmo espaço. Estas relações devem acontecer de uma forma organizada, respeitando o equilíbrio da natureza.


O ser humano é um dos organismos que habita o planeta Terra e é o mais irracional do ponto de vista da natureza. Para satisfazer as suas necessidades, retira do planeta tudo o que quer, mas sem a preocupação de preservar o equilibrio da natureza.


A população humana na Terra e as suas necessidades e luxos aumentaram muito desde o início do século passado e da Revolução Industrial. Hoje temos à frente um grande desafio: para sobreviver precisamos de repor tudo o que tiramos da nossa Casa. Precisamos manter o equilibro dos ecossistemas, os sistemas que organizam a nossa casa.


Viver de acordo com este raciocínio lógico é ser Ecológico!

Faz parte da lógica Eco:
. consumir apenas o que precisa,
. ser responsável pelo impacto que o seu produto causa no meio ambiente,
. reciclar e reaproveitar tudo do que for preciso,
. recusar os sacos plásticos que são produzidas com petróleo e contribuem para o aquecimento global, o desequilíbrio do clima e dos  ecossistemas do Nossa Casa: planeta Terra, Via Láctea.



VOCÊ É ECOLÓGICO!?



.......................




Nenhum comentário:

Postar um comentário